| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

aprendizagens

This version was saved 17 years, 6 months ago View current version     Page history
Saved by PBworks
on September 27, 2006 at 9:38:48 pm
 

O ESTRESSE X APRENDIZAGENS

 

 

 

 

Aprender significa ampliar nossa consciência. Acrescentar, desenvolver, adquirir, conquistar. Tudo quanto fizermos nesse sentido será para sempre.(GASPARETTO, 2003, p. 67). O envolvimento emocional com os alunos é característica cultural brasileira onde o professor assume diversos papéis, diferentemente das propostas de outros países, onde o profissional realiza seu trabalho sem comprometimento emocional, mantendo regras rígidas, com apoio dos pais e sociedade.

 

”Um professor aborrecido com a escola por qualquer razão e um potente transmissor de abatimento para os alunos.” (WERNECK, 2000, p. 90). Em padrões mais antigos na educação, predominava o autoritarismo e o pouco espaço para a liberdade dos aprendizes. A educação neste espaço gerou um ressentimento e revolta, os caminhos seguiram estilo oposto, dando espaço demais para as crianças, em detrimento de suas próprias necessidades e desejos. Essa dedicação teve como conseqüência que elas não conseguiram desenvolver a noção de respeito e de consideração pelos demais, tornando-se tirânicas e prepotentes, ao colocarem seus próprios desejos em primeiro plano. Com isso, a noção do prazer tornou-se muito mais predominante do que a noção do dever; a retribuição, a solidariedade, a reciprocidade de cuidados e de esforço foram esquecidas.

 

Quando a criança se sente verdadeiramente entendida no que expressa, tem mais facilidade para entender o que os outros sentem e pensam. Dessa forma, desde cedo aprende a lidar com as diferenças [...]. (MALDONADO, 1996, p. 33).

 

Voltar ao início da página

 

Voltar ao Índice - Estresse

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.