| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Medicamentos e Terapias

Page history last edited by PBworks 17 years, 6 months ago

Estudos revelam que os casos de ansiedade não se resolvem sozinhos e precisam ser tratados. Há muitos recursos e sua escolha depende do tipo e grau do transtorno.

MEDICAMENTOS

Podem ser muito úteis no tratamento e combinados a outras opções, como a terapia.Há três categorias indicadas:

Antidepressivos-ganham cada vez mais espaço porque apresentam bons resultados e não há risco de dependência.Atuam sobre a serotonina e a noradrenalina, compostos cerebrais asociados ao humor.

-Pesquisas sugerem que o antipsicótico quetiapina,de última geração, pode ser usado para tratar a ansiedade generalizada.A indicação ainda não está comprovada.

Betabloqueadores-impedem o efeito estimulante da adrenalina, uma das substâncias liberadas em quadros ansiosos.Dessa maneira, amenizam os sintomas como taquicardia, elevação da pressão arterial e tremores.

São boas opções para ansiosos prestes a fazer uma apresentação em público.

Ansiolíticos-relaxam, tiram sintomas e diminuem a ansiedade imediatamente, mas devem ser indicados com precaução porque podem gerar dependência.Em geral, são receitados em baixas doses e para curtos períodos.

TERAPIAS

TERAPIA DE ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA INTRACRANIANA

Este novo recurso consiste na aplicação de ondas eletromagnéticas no cérebro.A terapia, já usada contra depressão, ajudaria a regular o funcionamento de centros cerebrais associados à ansiedade.Por enquanto, a técnica é experimental, usada apenas em casos que não respondem a nenhum tratamento.

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

Os exercícios de controle da respiração são muito úteis no manejo do problema. Em geral, o individuo ansioso respira predominantemente pelo tórax. É a chamada respiração alta e rápida.Isso leva ao desencadeamento de sintomas como a tontura e formigamento em braços e pernas. Os exercícios ajudam o paciente a respirar mais calmamente, e pelo diafragma, o que aumenta a chance de autocontrole na hora da crise.Devem ser ensinados por um especialista. Em geral, o paciente aprende as técnicas depois de três sessões.

BIOFEEDBACK

Por meio de aparelhos , este método mostra ao paciente as reações fisiológicas ocorridas em estado ansioso. Um dos equipamentos, por exemplo, mede a atividade elétrica das glândulas que produzem suor nas mãos e pontas dos dedos. Ao enxergar o que acontece no seu corpo, o indivíduo ganha mais consciência dos fenômenos físicos implicados, ao mesmo tempo que aprende técnicas para controlá-los.

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

O objetivo é modificar e adquirir controle sobre comportamentos e sentimentos indesejados. Com a ajuda de um especialista,o indivíduo aprende a lidar com situações associadas às crises e a separar a realidade da pura fantasia.Por meio de um treinamento, também é gradualmente exposto às circunstâncias geradoras de ataque para ganhar controle sobre a situação.Estudos mostram que a combinação dos medicamentos com esta terapia é a mais bem-sucedida forma de controlar o problema.

 

TERAPIAS BREVES

Com tratamentos curtos e focados, elas são ótimas alternativas para problemas como depressão,estresse,ansiedade e fobias.

 

O que pode ser tratado com terapias breves

 

DISTÚRBIOS OBSESSIVOS

 

-Transtorno obsessivo compulsivo,conhecido como TOC: o doente vira escravo dos próprios pensamentos, por mais absurdos que sejam.

-Tricolomania:mania de arrancar os próprios cabelos.

-Síndrome de Tourette: tiques, cacoetes, sons com a garganta, gestos repetidos, caretas.

 

 

DISTÚRBIOS DE ANSIEDADE

 

-Pânico Na sindrome do pânico, o coração dispara, a pessoa fica trêmula e com as pernas. É catastrófico quando começa, mas felizmente passa após o tratamento.

-Stress

-Fobias(de altura, de avião, de multidão,etc.)

-Insônia

 

 

DISTÚRBIOS AFETIVOS

 

-Depressão

-Depressão pós-parto

-Distimia

-Psicose maníaco-depressiva

 

DISTÚRBIOS ALIMENTARES

 

-Anorexia

-Bulimia

-Compulsão

 

 

DISTÚRBIOS PSICÓTICOS

 

-Esquizofrenia

-Psicose por uso excessivo de anfetaminas ou por drogas.

 

 

voltar - ansiedade-índice

 

voltar ao início da página

 

Tivemos visitas, nesta página.

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.